Ação reforça o combate e a prevenção da dengue, zika e chikungunya no município
A equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis instalou, neste mês de outubro, 60 armadilhas em 10 bairros da cidade para o monitoramento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As armadilhas, chamadas de ovitrampas, utilizam um produto que atrai as fêmeas do mosquito, responsáveis pela postura dos ovos. As vistorias são realizadas semanalmente, permitindo identificar a presença e o nível de infestação em cada região. Cada ovitrampa permanece instalada por cinco dias e o processo é repetido mensalmente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é fundamental para medir a densidade do mosquito no município e orientar medidas de controle nos locais com maior índice de infestação.
Com essa iniciativa, a Administração Municipal de Veranópolis reforça seu compromisso com a saúde da população, priorizando ações preventivas no enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Na foto, dona Adelina Guidolin Tonello, moradora do bairro Valverde, e Silvane Demarchi Bissani, responsável técnica pelas ovitrampas.
Foto: divulgação/Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis