Aumenta para 36 os municípios que registraram danos devido a ventos e chuva no RS

Defesa Civil segue em monitoramento neste sábado, 8 de novembro, após registros de alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de vias em diferentes regiões do estado

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou na tarde de sábado, 8 de novembro, que 36 municípios gaúchos reportaram ocorrências relacionadas ao avanço do mau tempo no estado. Os registros foram acompanhados pelo Centro de Monitoramento (CMDEC) e pelo Centro de Operações (CODEC) da Defesa Civil, que seguem em acompanhamento constante das condições meteorológicas.

De acordo com o aviso 45/2025 da Defesa Civil, foram comunicados alagamentos pontuais, destelhamentos de residências e prédios públicos, queda de árvores, postes e interrupções temporárias de estradas em diferentes regiões. Em alguns locais, houve também danos em redes elétricas e interdição preventiva de pontes.

Entre os municípios que reportaram danos estão Porto Alegre, Canoas, Viamão, Guaíba, Barra do Ribeiro, Charqueadas, Eldorado do Sul e Tapes, na Região Metropolitana e entorno, além de cidades do Litoral Norte, Vale do Taquari, Serra e Missões. Em vários casos, as prefeituras atuam com equipes de obras para liberação de vias e retirada de material.

Veja os principais registros informados pelos municípios:

A Defesa Civil reforçou que o monitoramento segue constante e que as prefeituras podem acionar o órgão estadual em caso de agravamento das condições. Para contato com a comunicação da Defesa Civil do RS, o aviso indica o jornalista Ariel Lopes e o e-mail imprensa-defesacivil@casamilitar.rs.gov.br.

ASCOM – Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile