Avião usado por Maduro vai à fronteira com o Brasil em meio à pressão dos EUA

Aeronave VIP do regime venezuelano viajou de Caracas a Santa Elena de Uairén, perto de Roraima, mas não há indícios de fuga do ditador.

Um avião pertencente ao regime da Venezuela, frequentemente utilizado pelo ditador Nicolás Maduro em viagens oficiais, voou para a fronteira com o Brasil em meio à crescente pressão militar dos Estados Unidos na região do Caribe. A aeronave, um Airbus A-319 de matrícula YV2984 operado pela estatal Conviasa, partiu de Caracas e pousou no Aeroporto de Santa Elena de Uairén, a cerca de 10 km da fronteira com o município de Pacaraima (Roraima), antes de retornar à capital venezuelana. A rota foi rastreada pelo site ADSB Exchange, que monitora dados de voo.

O avião YV2984, que faz parte da frota VIP do governo e já foi alvo de sanções dos Estados Unidos, foi o mesmo usado por Maduro em sua última visita a Brasília, em maio de 2023. As sanções impostas pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (Ofac) tornam a aeronave sujeita à apreensão caso entre em território americano ou de países aliados.

Apesar da movimentação do avião na fronteira, não há evidências de que o ditador venezuelano estivesse a bordo, nem que estaria tentando fugir. Fontes militares e civis informaram ao analista de Internacional da CNN, Lourival Sant’Anna, que o Comando do Exército brasileiro na fronteira não tem informações que indiquem uma possível fuga de Nicolás Maduro. O episódio ocorre dias após o presidente Donald Trump sugerir o “fechamento total do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela”, um ato que Caracas condenou como uma “ameaça colonialista”.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile