Uma baixa pressão segregada (vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera) avançará da Argentina e impactará o Sul e o Sudeste do Brasil entre a segunda metade desta segunda-feira, 17 de novembro, e a quarta-feira, elevando o risco de chuva localmente forte e temporais isolados de granizo. Este sistema, conhecido como D.A.N.A. ou “cut-off low”, se somará a um centro de baixa pressão em superfície que se deslocará do Paraná para o litoral do Sudeste, intensificando a instabilidade. O Paraná e o Sudeste do Brasil devem ser as áreas mais afetadas por esta combinação.
Conforme a análise da MetSul, a chuva localmente forte e os temporais, com potencial de granizo e vento forte, atingirão o Paraná, Centro-Oeste e São Paulo da tarde para a noite de segunda, alcançando setores do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na terça-feira, a instabilidade se concentra mais intensamente no Nordeste de Santa Catarina, Leste do Paraná e Sul de São Paulo, onde os acumulados de precipitação podem ficar ao redor e acima de 100 mm no período de 72 horas, com isolados de até 150 mm.
A MetSul Meteorologia alerta para o risco de granizo devido ao núcleo frio da baixa segregada em altitude, que gera temperaturas anormalmente baixas nas camadas superiores, facilitando a formação de gelo. Na quarta-feira, o sistema se afasta sobre o oceano, mas ainda provoca chuva no Rio de Janeiro, Centro e Leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro devem ter chuva forte em diferentes momentos da semana.








