Brigada Militar flagra mais de 95 mil metros quadrados de destruição de vegetação em Faxinalzinho

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou na quarta-feira, 12 de novembro, uma extensa área de supressão de vegetação nativa no município de Faxinalzinho.

Após acionamento pela plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM realizou vistoria em uma propriedade rural e flagrou três áreas abertas dentro de uma formação florestal, totalizando 95.300 m² (9,53 hectares) de destruição de vegetação pertencente ao Bioma Mata Atlântica.

Entre as espécies suprimidas, foram identificadas cambarás, açoita-cavalo, timbós e canelas, entre outras. As áreas apresentavam ausência de vegetação rasteira e cultivo recente de braquiária, utilizada para pastagem. No local, havia cinco bovinos e um equino circulando livremente pela área florestal.

A vistoria revelou ainda compactação do solo, formação de trilhas, solo exposto e reduzida cobertura de vegetação regenerante, evidenciando pisoteio intenso e consumo da vegetação jovem pelo gado. As condições observadas apontam para comprometimento do processo natural de regeneração e risco de degradação ambiental.

Diante da constatação do crime ambiental tipificado no artigo 38-A da Lei Federal 9.605/98, o proprietário da área foi autuado e teve registrado um Boletim de Ocorrência Policial.

Edição: Comunicação Social 3° BABM
Imagens: 3º BABM | Nonoai

Top Lanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo