A Brigada Militar, por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Vacaria, participa da Operação Fronteiras e Divisas Seguras – Edição 2025, uma ação integrada de segurança pública internacional que une forças do Brasil, Argentina e Uruguai. O objetivo é combater crimes transnacionais e reforçar a presença policial nas regiões de fronteira e divisa interestadual.
A operação acontece de terça-feira, 4 de novembro, a domingo, 9 de novembro, sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, com apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Secretaria da Agricultura e Pecuária, além das polícias militares de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O lançamento da operação contou com a presença do Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Nordeste, Coronel PM Luís Fernando Becker; do Comandante do 10º BPM, Tenente-Coronel PM Laudemir da Rosa Gomes; do Comandante do 6º BPM, Tenente-Coronel PM Marcos Paulo Rangel; do Secretário de Segurança Pública de Vacaria, Fabiano Domênico Paim; e do Auditor Fiscal da Receita Estadual, Luiz Henrique Teodoro dos Santos.
Também participaram representantes da PATRAM, do 3º BRBM, do Batalhão Fazendário, da Polícia Rodoviária Federal, da Fiscalização Municipal, da Guarda Municipal e da Polícia Civil.
A iniciativa reforça o compromisso conjunto pela prevenção e repressão a crimes como tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho, roubo de cargas e de gado, promovendo cooperação entre as forças policiais e militares dos países participantes e garantindo mais segurança à população da Região Sul do Brasil.








