Brigada Militar prende homem por crimes contra a fauna em Passo Fundo

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM) e do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em conjunto com a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária, realizou nesta quinta-feira, 13 de novembro, uma Operação de Fiscalização – Combate a Crimes Ambientais em Passo Fundo.

A ação foi desencadeada após denúncias de criação de cães de caça em situação de maus-tratos e de uma suposta fábrica clandestina de embutidos. No local, as equipes encontraram petrechos utilizados na pesca ilegal, incluindo seis cestos artesanais, “boias-loucas”, 20 bolsas de ráfia com redes de pesca — algumas do tipo “feiticeira”, consideradas extremamente predatórias — e uma arma artesanal usada para caça.

Durante a vistoria, os policiais localizaram em um freezer cinco carcaças de tatus e três pacotes de carne picada, que o morador afirmou ser carne de capivara, além de 7,570 kg de pescado embalado e congelado. Em outro ponto da propriedade, a Vigilância Sanitária encontrou cerca de 83 quilos de carnes in natura e insumos para fabricação de linguiças armazenados em seis freezers.

O morador, um homem de 45 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Passo Fundo. Todo o material foi apreendido conforme Termo de Apreensão, e as carnes foram destinadas à alimentação de outros animais.

A denúncia de maus-tratos a cães não foi confirmada, de acordo com avaliação e laudo do veterinário do município.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo