Centro de Monitoramento atualiza condições meteorológicas para os próximos dias

A chegada de um ciclone extratropical promete causar condições severas de tempo no Rio Grande do Sul entre sexta (7) e sábado (8), com destaque para as regiões Noroeste, Norte e Nordeste, onde há risco elevado de tempestades violentas, ventos acima de 100 km/h e até formação de tornados. Nessas áreas, a chuva pode ser intensa e vir acompanhada de granizo de grandes proporções, com acumulados que variam entre 60 e 100 mm em poucas horas, podendo chegar a 150 mm na região Central do estado. As rajadas de vento também impressionam, podendo passar de 100 km/h em zonas próximas à Costa Doce e no Litoral Norte e Médio.

A atuação do ciclone segue durante a madrugada e manhã de sábado, ainda provocando chuvas moderadas a fortes em áreas como a Costa Doce, Litoral Norte, Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Os acumulados previstos ficam entre 30 e 60 mm nessas regiões. Os ventos continuam intensos, com rajadas entre 50 e 85 km/h, podendo novamente atingir os 100 km/h em pontos localizados, sobretudo no Litoral e partes do Nordeste e Sul gaúcho. O cenário exige atenção da população e das autoridades, já que os eventos extremos devem se concentrar em um curto intervalo de tempo.

A partir de domingo (9), o avanço de uma área de alta pressão atmosférica deve trazer alívio. Com isso, o tempo tende a se estabilizar em grande parte do estado, com presença de sol e variação de nuvens, marcando o fim da atuação do ciclone e indicando um início de semana com condições meteorológicas mais tranquilas no território gaúcho.

Verauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo