O município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, enfrenta instabilidade após as fortes chuvas registradas nesta segunda-feira, 24 de novembro, que provocaram alagamentos em diversos bairros, bloqueio de vias e aumento do risco de deslizamentos. Os bairros mais afetados incluem Braço Miguel, Alto Canoas, Baixo Canoas, Braço Elza e Dom Bosco, onde pequenos cursos d’água transbordaram, impedindo a passagem de veículos. Em resposta à emergência, a Prefeitura anunciou a suspensão das aulas nas redes municipal e estadual nos períodos da tarde e da noite, além de interromper o atendimento na UBS do bairro Rio Canoas devido ao acesso comprometido.
O Corpo de Bombeiros Militar registrou diversas ocorrências de pessoas e famílias ilhadas por conta dos alagamentos. Entre os resgates estão uma idosa no Alto Rio Canoas, um morador na Rua José Petry e uma família de quatro pessoas — incluindo um recém-nascido — no bairro Dom Bosco. Ainda durante a tarde, foi registrada uma ocorrência de monitoramento no bairro Braço Elza, onde uma mulher e uma criança de 3 anos ficaram ilhadas com um deslizamento de terra em frente e um rio nos fundos da residência.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu avisos de chuva persistente com risco de alagamentos, enxurradas e alertas específicos para deslizamentos em Luiz Alves. Municípios vizinhos como Joinville, Navegantes, Massaranduba e Balneário Barra do Sul também foram afetados, com cerca de 300 residências atingidas em Barra do Sul. A Defesa Civil Municipal recomenda que a população evite áreas alagadas, não atravesse enxurradas e utilize os números de emergência 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros) em caso de necessidade.
Com informações do Jornal Razão.








