Ciclone extratropical deve provocar chuvas intensas e risco de inundações nas bacias do Caí e do Sinos, alerta Defesa Civil

Defesa Civil alerta para tempestades com ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados entre sexta e sábado no Rio Grande do Sul

A formação de um ciclone extratropical no oceano deve provocar chuvas intensas, ventos fortes e risco de inundações em várias regiões do Rio Grande do Sul entre a madrugada de sexta-feira, 7 de novembro, e o sábado, 8 de novembro. A Defesa Civil estadual acompanha a evolução do sistema e emitiu alertas para temporais com rajadas de vento acima de 100 km/h, queda de granizo e descargas elétricas.

De acordo com a previsão, as tempestades serão mais severas no Oeste, nas Missões, no Noroeste, no Centro e no Norte do Estado. Na sexta, os acumulados podem variar entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo ultrapassar os 150 milímetros nas Missões e no Noroeste. As rajadas de vento podem chegar a 85 km/h em grande parte do Estado e passar dos 100 km/h no Litoral Médio e Norte.

Na madrugada e manhã de sábado, o ciclone extratropical ainda atuará sobre o oceano, mantendo chuvas moderadas a fortes em áreas da Costa Doce, Litoral Norte, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre. O tempo deve melhorar gradativamente ao longo do dia, mas os ventos continuam intensos até a manhã de sábado.

Segundo a Defesa Civil, há risco elevado de cheias, enxurradas e alagamentos em municípios sob aviso de atenção e alerta. As bacias dos rios Caí e Sinos apresentam risco de inundação, especialmente nos rios Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) e Paranhana (Três Coroas e Igrejinha).

A previsão hidrológica aponta que, embora os níveis atuais estejam normais, a elevação rápida dos rios pode ocorrer em razão da intensidade das chuvas. A expectativa é de acumulados entre 80 e 120 milímetros em grande parte do Estado e valores acima de 150 milímetros nas regiões mais atingidas.

No domingo, 9 de novembro, uma área de alta pressão deve trazer tempo estável e sol entre nuvens em todo o Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile