Ciclone extratropical: Inmet emite alerta para vento e chuva intensa

Fenômeno atinge o Rio Grande do Sul, se estende ao Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país com risco de temporais severos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “risco de tempo severo” devido ao avanço de um ciclone extratropical, afetando o Rio Grande do Sul e outras regiões do país. O fenômeno deve provocar ventos intensos e chuva volumosa entre a madrugada de domingo, 16 de novembro e a segunda-feira, 17 de novembro, atingindo também os estados do Centro-Oeste e Sudeste. O aviso, divulgado na tarde desta sexta-feira, 14 de novembro, inclui a probabilidade de pancadas de chuva, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
As áreas mais afetadas e classificadas em aviso de grande perigo em fase vermelha são Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre sábado, 15 de novembro, e domingo, 16 de novembro, o maior risco de temporais está concentrado no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com grandes chances de chuvas intensas e granizo. Além disso, há a probabilidade de outros fenômenos severos, como tornados e downbursts (rajadas de vento que podem superar 160 km/h), principalmente no oeste e sul dos três estados do Sul.
Na segunda-feira, 17 de novembro, a frente fria do sistema deve se estender em direção ao Sudeste, atingindo notadamente o interior do estado de São Paulo. Os alertas foram intensificados após um tornado ter causado destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na sexta-feira, 7 de novembro, deixando 700 pessoas feridas e resultando em sete mortes confirmadas pela Defesa Civil.






