A formação de um ciclone extratropical no oceano deve causar chuvas intensas, rajadas de vento superiores a 100 km/h e possibilidade de granizo e tornados em diversas regiões do Estado entre a madrugada de sexta-feira, 7 de novembro, e o decorrer de sábado, 8 de novembro.
O aprofundamento de um sistema de baixa pressão provocará tempestades severas nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte. Está prevista a formação de uma Linha de Instabilidade, com potencial para rajadas de vento severas e tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte durante a tarde de sexta.
Na sexta-feira, 7 de novembro, há condição para chuva intensa, granizo de grande porte e ventos acima de 90 km/h, com maior intensidade na metade norte do Estado. Os acumulados de chuva devem variar entre 60 e 100 mm/dia, podendo ultrapassar 150 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte, especialmente entre a madrugada e o início da tarde. Nas demais regiões, os volumes devem ficar entre 10 e 50 mm/dia.
As rajadas de vento devem variar entre 50 e 85 km/h em todo o território gaúcho, podendo ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.
Durante a madrugada e manhã de sábado, 8 de novembro, o ciclone extratropical deve manter chuva moderada a forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Nesses locais, os acumulados devem variar entre 30 e 75 mm/dia. No restante do Estado, o tempo volta a ficar estável gradativamente ao longo do dia, embora ventos fortes ainda persistam, com rajadas entre 50 e 85 km/h e picos acima de 100 km/h no Litoral.
A tendência para domingo, 9 de novembro, é de retorno do tempo estável em todo o território gaúcho, com presença de sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de uma área de alta pressão.
Ao final do período, são esperados acumulados de 80 a 120 mm nas regiões Oeste, Centro, Nordeste e Serra, podendo ultrapassar 150 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais áreas, os volumes devem ficar entre 30 e 80 mm.







