Defesa Civil alerta para ciclone com ventos acima de 100 km/h na Serra Gaúcha

A formação de um ciclone extratropical deve trazer um fim de semana de fortes tempestades para a Serra Gaúcha e outras regiões do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesta quinta-feira, 7 de novembro, os volumes de chuva podem atingir até 100 milímetros, com rajadas de vento superiores a 100 km/h em pontos isolados.
O alerta abrange a maior parte da Serra, classificada com nível de risco meteorológico elevado. A instabilidade começa ainda na madrugada de sexta-feira, com chuva fraca, mas o pico da tempestade é previsto para a tarde e o início da noite, quando o ciclone deve se intensificar.
A melhora no tempo está prevista apenas para a noite de sábado, com o retorno do clima firme no domingo, 9 de novembro, devido à chegada de uma área de alta pressão.
Além do volume elevado de chuva, o boletim aponta risco para tempestades severas, com possibilidade de tornados isolados e queda de granizo em diversas localidades da metade Norte do Estado. As rajadas de vento podem causar destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.







