Eduardo Leite acompanha trabalhos de restabelecimento em Erechim após danos causados por granizo

Governador vistoriou locais atingidos e assegurou apoio do Estado para a recuperação do município

O governador Eduardo Leite esteve em Erechim, nesta segunda-feira (24/11), para acompanhar os trabalhos de restabelecimento da cidade após a passagem de uma forte tempestade de granizo, ocorrida no domingo (23/11). Até o momento, foram mapeadas cerca de 7 mil famílias atingidas, somando quase 30 mil pessoas impactadas pelos efeitos do evento climático, com mais de 130 feridos.

Leite vistoriou locais atingidos ao lado do prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, e do coordenador estadual da Defesa Civil estadual, coronel Luciano Boeira. O governador também visitou a sede do Grupo de Resposta em Atendimento de Urgências de Erechim, onde as esquipas da Defesa Civil do Estado e do município estão reunidas e trabalhando ao lado de voluntários no atendimento à população, incluindo o corte e distribuição de lonas para reparos emergenciais. No local, Leite foi atualizado sobre a situação do município e também levou uma mensagem de gratidão e apoio aos servidores e voluntários.

O governador apontou que o cenário é impactante, mas destacou que o Estado está dando todo o suporte ao município desde as primeiras horas do episódio. “Desde ontem, estamos oferecendo todo o suporte com as equipes do Estado, além do envio de mantimentos e materiais para amparar emergencialmente os atingidos, especialmente os mais vulneráveis neste primeiro momento. Também repassamos R$ 1,5 milhão do Estado para o fundo da Defesa Civil de Erechim, para a compra dos materiais mais necessários, como telhas para recuperar as residências. É o primeiro repasse de outros que virão”, enfatizou.

Telhados de casas precisaram ser cobertos com lonas – Foto: Mauro Nascimento/Secom

Visita a hospital

Leite também visitou o Hospital Santa Terezinha, que foi avariado pelo granizo. O governador acompanhou os primeiros trabalhos de limpeza e recuperação, e disse que as equipes da Secretaria Estadual de Saúde já estão mapeando junto ao município as principais necessidades do Santa Terezinha e de outros equipamentos de saúde da cidade, os quais sofreram danos, para encaminhar recursos e soluções para o pleno restabelecimento dos serviços.

Governador também visitou instalações de hospital – Foto: Vitor Rosa/Secom

As escolas atingidas também estão sendo vistoriadas para o início dos trabalho de recuperação dos danos. Até o momento, foram identificadas 21 escolas estaduais impactadas. “O primeiro momento é para prestar todo o apoio aos atingidos. Paralelamente, estamos trabalhando para restabelecer a normalidade nos serviços e na vida da cidade. Vamos disponibilizar os recursos não apenas para recuperação e melhorias das estruturas como hospitais e escolas afetados, mas também para tornar as estruturas mais resilientes”, garantiu.

Decreto de emergência

As equipes da Defesa Civil estadual permanecem na cidade prestando todo o suporte necessário. Nos próximos dias, será homologado o decreto de situação de emergência do município de Erechim, como afirmou o coronel Boeira.

“Trouxemos, além da equipe regional de proteção e defesa civil, a equipe do departamento de gestão de desastres e o departamento de logística. Foram praticamente 24 horas ininterruptas de trabalho para que ninguém ficasse com sua casa desprotegida para essa noite, mesmo que com a solução emergencial das lonas, Permaneceremos aqui o tempo que for necessário e entre hoje e amanhã vamos encaminhar a homologação do decreto municipal da situação de emergência de Erechim”, pontuou.

Também acompanharam o governador, durante as vistoriais, o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e a deputada estadual Nadine Anflor.

Sair da versão mobile