Escola fechada em Porto Alegre será reaberta para educação infantil com apoio de Gisele Bündchen

Prédio abandonado no Centro dará lugar a creche integral para 200 crianças; reforma é financiada por fundo da supermodelo

Fechada desde 2020, a antiga Escola Estadual Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, ganhará uma nova vida como centro de educação infantil em tempo integral, voltado a crianças de 0 a 5 anos. A revitalização do prédio faz parte do projeto Infância em Construção, da Prefeitura da capital, e conta com o apoio direto de Gisele Bündchen, por meio do Fundo Luz Alliance, criado pela supermodelo em parceria com a BrazilFoundation e o Instituto Cultural Floresta (ICF).

A escola, que havia sido desativada por problemas estruturais e baixo desempenho pedagógico, chegou a ser cogitada para abrigar pessoas em situação de rua. No entanto, fortes protestos da comunidade impediram a mudança de finalidade. Agora, o imóvel será transformado em um espaço de acolhimento, cuidado e aprendizado, atendendo cerca de 200 crianças com suporte de organizações privadas sem fins lucrativos.

Além da reforma no Centro, o aporte do fundo também permitirá melhorias em outras duas escolas municipais: Leopolda Barnewitz, na Cidade Baixa, e Miguel Velásquez, no bairro Sarandi. O secretário de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal, celebrou o avanço: “Estamos transformando prédios abandonados em oportunidades para a infância. Isso é fazer história.”

Domeneguini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo