Força-Tarefa apreende 500 quilos de alimentos impróprios e prende comerciante no Norte do RS

Fiscalização do Programa Segurança dos Alimentos encontrou produtos vencidos e armazenamento irregular em três mercados do município de Selbach

Uma ação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na apreensão e descarte de cerca de 500 quilos de alimentos impróprios para consumo em Selbach, no Norte do Estado, nesta terça-feira, 11 de novembro. A fiscalização ocorreu em três mercados do município e identificou diversas irregularidades sanitárias.

Entre os principais problemas encontrados estavam produtos com validade vencida, ausência de procedência, armazenamento inadequado e alimentos fora da temperatura exigida pelas normas sanitárias. Entre os itens apreendidos estavam carnes, pizzas, embutidos, produtos de padaria, margarinas, iogurtes e conservas.

Durante a operação, o proprietário de um dos estabelecimentos tentou recuperar alimentos que já haviam sido colocados no caminhão de lixo para descarte, aproveitando um momento de descuido do motorista. Ele foi preso em flagrante por furto. O filho do comerciante, um adolescente que também participou da ação e desacatou um policial, responderá por ato infracional.

A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre, além de servidores do GAECO/MPRS, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Selbach, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A ação integra o esforço conjunto do Ministério Público e de órgãos estaduais e municipais para garantir a segurança alimentar e proteger o consumidor gaúcho.

Gilioli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo