Gauchão Superbet 2026 define nova fórmula com divisão de grupos

Conselho Técnico da FGF oficializa regulamento do campeonato, que terá dois grupos na fase inicial e quadrangulares para rebaixamento e vaga na Copa do Brasil.

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou o Conselho Técnico para o Gauchão Superbet 2026 nesta segunda-feira, 10 de novembro, definindo uma nova fórmula de disputa para o campeonato. O encontro, que aconteceu no auditório da FGF, contou com a presença de presidentes e representantes dos 12 clubes participantes. A principal novidade do regulamento é a divisão dos times em dois grupos de seis na primeira fase. O Gauchão Superbet 2026 tem início previsto para o dia 11 de janeiro e a final marcada para o dia 08 de março.

Os 12 clubes foram divididos em dois grupos após sorteio baseado em critérios de proximidade e rivalidade. O Grupo A conta com Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz; já o Grupo B é formado por Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Na fase classificatória, cada equipe jogará seis partidas, enfrentando obrigatoriamente todos os times do outro grupo. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final, disputadas em jogo único dentro da própria chave.

As semifinais e finais serão realizadas em jogos de ida e volta. Paralelamente, os times eliminados nas quartas disputarão a Taça Farroupilha, que concederá uma vaga gaúcha na Copa do Brasil 2027. Por fim, as equipes que ficarem na 5ª e na 6ª posição de seus grupos jogarão um quadrangular em turno e returno para definir a permanência na elite, com os dois piores sendo rebaixados para o Gauchão Série A2 de 2027.

Zechin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo