Governo do Estado forma 147 jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução em São Leopoldo

A cerimônia marcou o encerramento das atividades da primeira edição do programa no município

Na segunda-feira (24/11), foi realizada, no Teatro Municipal de São Leopoldo, a cerimônia de formatura de 147 jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução. A iniciativa é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e executada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) em 21 cidades do Rio Grande do Sul.

Ao longo de 12 meses, os jovens participaram de atividades teóricas e práticas, desenvolvendo competências pessoais, sociais e profissionais alinhadas às demandas do mundo do trabalho. Os contratos dos aprendizes iniciaram em novembro de 2024.

“Concluímos uma etapa importante com a formatura dos jovens da primeira edição do programa. Chegamos aqui com a certeza de que a iniciativa cumpriu seu propósito: transformar vidas e ampliar as perspectivas de futuro para nossa juventude” destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Durante a cerimônia, o diretor do departamento de Políticas para a Juventude da Sedes, Anderson Pavin Neto, destacou que é uma grande vitória ver quase 150 jovens concluindo esta etapa. “Sempre digo que o Partiu Futuro é um programa que inaugura cidadãos para o mundo do trabalho e resolve o problema histórico da nossa juventude: o acesso ao primeiro emprego e à qualificação. Então, tenho certeza de que essa experiência despertará em cada um de vocês um espírito de liderança, coragem e aprendizado. Este momento também reafirma o compromisso do governo do Estado em investir na juventude como força essencial para a nossa reconstrução”, comentou.

Governo impulsiona oportunidades para juventude

A formanda Maria Eduarda Vieira, que atuou como jovem aprendiz na Secretaria Municipal de Educação (Smed), em São Leopoldo, comemorou o encerramento do ciclo. “Hoje nós não apenas celebramos o término de uma etapa, mas sim a consolidação de uma trajetória construída com dedicação, esforço e inspiração. Esse programa nos proporcionou desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, também celebrou. “Tenho certeza de que, deste grupo, com informação e oportunidade, sairão grandes figuras para governar São Leopoldo e até o Rio Grande do Sul. Acreditem no potencial que vocês têm. Vão atrás da informação, busquem oportunidade e, quando ela chegar, tenham coragem de alcançá-la”, disse Franco.

Para o CEO do Ciee, Lucas Baldisserotto, o evento reforçou o impacto social da iniciativa. “O Partiu Futuro representa reconstrução, dignidade e oportunidade. Ver esses jovens concluindo essa etapa reforça nosso compromisso com a inclusão produtiva e com a transformação social. Cada certificado entregue é um passo concreto rumo ao futuro que eles merecem”, destacou.

Além dos formandos, estiveram presentes familiares, equipes pedagógicas, gestores públicos e representantes do Ciee.

Partiu Futuro Reconstrução

O programa, lançado em 2024, tem o objetivo de oferecer suporte e oportunidades a jovens de 14 a 22 anos incompletos, de comunidades atingidas pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa marca um avanço inédito no Rio Grande do Sul, ao viabilizar pela primeira vez a contratação de jovens aprendizes no setor público.

Na primeira edição, foram selecionados 1,5 mil jovens para atuar em órgãos públicos municipais e estaduais. O aporte financeiro foi de R$ 53 milhões, e a previsão é de que novas cerimônias de formatura ocorram até o final do ano. Já a segunda edição, que conta com investimento de R$ 99,5 milhões, ofertará 2.785 vagas em 75 municípios do Estado.

O Partiu Futuro Reconstrução faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado, liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Sair da versão mobile