Grupo que extorquia empresários é alvo da 9ª fase da Operação Timeo no RS

Dois suspeitos foram presos; um deles seria responsável por disparos contra empresa em Campo Bom e outro pelo uso de telefone para extorsões

A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (7) mais uma ofensiva contra o crime organizado no Vale dos Sinos, com o avanço da 9ª fase da Operação Timeo, coordenada pela DRACO de São Leopoldo. O foco foi desarticular um grupo responsável por extorsões a empresários em Campo Bom, que exigia dinheiro em troca de suposta “segurança” e utilizava ameaças e violência para intimidar as vítimas. Dois homens foram presos preventivamente, incluindo o autor de disparos de arma de fogo contra a empresa de um dos alvos.

A investigação teve início após um empresário receber, em 1º de outubro, uma ligação exigindo o pagamento de R$ 300 mil e mensalidades recorrentes. Além da cobrança, ele passou a sofrer ameaças constantes por ligações e mensagens. Quando sua empresa foi atingida por disparos, procurou a polícia, o que levou a uma ação inicial no dia 24 de outubro. Na ocasião, agentes cumpriram mandados e localizaram o telefone usado nos contatos extorsivos, além de chips vinculados ao grupo criminoso, o que reforçou os elementos para a nova fase da operação.

Além das prisões, os agentes apreenderam capacetes e um colete reflexivo utilizados no dia dos disparos, peças que reforçam a ligação dos investigados com os ataques. Um dos detidos nesta nova etapa é conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas na Vila Marissol, bairro Canudos, em Novo Hamburgo. A Polícia Civil segue aprofundando as investigações para identificar outros integrantes e ramificações do grupo na região.

OKA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo