Idosa encontra bomba do Exército durante faxina em casa na zona rural de Novo Hamburgo

Artefato foi levado para o local por ex-companheiro e precisou ser detonado pelo Bope após isolamento da área

Uma idosa de 61 anos encontrou um artefato explosivo do Exército dentro de casa, na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, no bairro Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O objeto foi achado enquanto ela realizava uma faxina no imóvel localizado na Estrada dos Winter.

De acordo com a Brigada Militar, a mulher relatou que o explosivo havia sido levado para casa pelo ex-marido, de 59 anos, após ele encontrá-lo de forma aleatória em um campo de treinamento militar na região.

Uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada por volta das 9h30, isolando a área e acionando equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), enviado de Porto Alegre.

O Bope desativou o artefato pouco depois das 11h, seguindo os protocolos de segurança. Segundo a major Carine Reolon, subcomandante do 3º BPM, o objeto não apresentava mais potencial explosivo, mas, por precaução, foi detonado conforme o procedimento padrão da unidade. “Poderia se tratar de um explosivo adaptado ou reutilizado”, explicou a oficial, que também participou da ação.

Sair da versão mobile