Chamas atingiram a Blue Zone da conferência climática da ONU, em Belém, no Pará, na quinta-feira; evento é inédito em 30 anos de COP.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio que atingiu o Pavilhão da Índia na Blue Zone da COP30, em Belém (Pará), na quinta-feira, 20 de novembro, foi iniciado por um celular que estava carregando na tomada no local. O ministro informou ter recebido imagens do princípio do fogo mostrando um carregador e um celular em uma régua de carregamento.
O governo do Pará comunicou que o incêndio foi controlado e que não houve feridos. Sabino ainda destacou que as equipes de bombeiros civis que trabalham no evento, por serem muito treinadas, foram as responsáveis por conter as chamas, e que a estrutura da conferência foi erguida com material antichamas, minimizando os danos.
O coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, ressaltou que o episódio é algo inédito nos 30 anos da Convenção do Clima da ONU. Após o incidente, a UNFCCC (Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) informou que as instalações atingidas passaram a estar sob a autoridade do Brasil e não são mais consideradas território da ONU, sendo evacuadas para verificações de segurança.








