Lula comenta prisão de Bolsonaro: “Todo mundo sabe o que ele fez”

Presidente da República afirmou que o ex-presidente teve direito à defesa e que agora deve cumprir a pena determinada pela Justiça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o silêncio neste domingo, 23 de novembro, em Joanesburgo, África do Sul, ao comentar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em declaração, Lula afirmou que Bolsonaro terá que “cumprir com a pena que a justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez“. O petista evitou tecer comentários diretos sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ressaltou a validade do processo judicial.

Lula destacou que Bolsonaro teve o direito de se defender ao longo da ação que culminou em sua condenação a mais de 27 anos de prisão por crimes, como tentativa de golpe de Estado. “A Justiça decidiu, está decidido“, afirmou a jornalistas, mencionando que foram “praticamente dois anos e meio de negociação, de delação, de julgamento”. O presidente fez as declarações ao final da Cúpula de Líderes do G20, que encerrou neste domingo na cidade sul-africana.

Ao ser questionado se a prisão poderia afetar as relações entre Brasil e Estados Unidos, Lula invocou a soberania nacional e a independência da justiça brasileira. “O [Donald] Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa justiça decide e o que decide aqui está decidido”, concluiu o presidente.

Sair da versão mobile