Lula condecora Janja, Moraes e Felipe Neto com Ordem do Mérito Educativo

Aliados e celebridades foram agraciados com a Grã-Cruz, o grau mais alto da honraria, por supostos “serviços à educação”.
O governo federal realizou, nesta sexta-feira, 14 de novembro, uma cerimônia em Brasília para a entrega de condecorações, transformando a Ordem do Mérito Educativo em um prêmio a aliados e celebridades. Entre os agraciados com a Grã-Cruz, o grau máximo da honraria, estão a primeira-dama Janja, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o influenciador digital Felipe Neto, todos reconhecidos por supostos “serviços excepcionais prestados à educação”.
A lista completa de homenageados incluiu 262 nomes e abrangeu diversas autoridades do Judiciário e do Legislativo, como os ministros do STF Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Edson Fachin, além de presidentes da Câmara e do Senado. Janja, primeira-dama, já acumula ao menos quatro grandes medalhas, como a Ordem do Rio Branco e a Ordem do Mérito Cultural, só no terceiro mandato do presidente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a honraria é destinada a quem contribui para a “melhora da educação brasileira”. No entanto, o evento foi interpretado por críticos como um gesto político para premiar aliados do governo, em um momento em que os investimentos nas universidades federais, segundo dados oficiais, estão no menor patamar entre os últimos três presidentes.
Informações Bruno Giovanni.






