O gesto do presidente venezuelano ocorre em meio à crescente tensão com Washington sobre a intensificação da presença militar americana no Caribe.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um novo apelo de paz aos Estados Unidos ao interpretar a canção “Imagine”, de John Lennon, durante um comício na cidade de Miranda. As imagens do ato, realizado para empossar comitês de base bolivarianos, mostram o líder chavista cantando a música e reforçando a necessidade de “fazer tudo pela paz” no sábado, 15 de novembro.
O gesto de Maduro ocorre em meio ao aumento da tensão entre Caracas e Washington. O governo venezuelano critica a intensificação da presença militar dos Estados Unidos no Caribe, que tem se ampliado nas últimas semanas. No mesmo evento, Maduro reagiu à mobilização americana após o anúncio de que Trinidad e Tobago iniciou, nesse domingo (16), exercícios em conjunto com forças dos EUA. A administração de Donald Trump afirma que as operações visam combater narcotraficantes na região, mas Caracas sustenta que as manobras representam uma tentativa disfarçada de derrubar o regime.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira, 14 de novembro, que já tomou uma decisão sobre o que fará em relação à Venezuela, sem dar detalhes. A declaração ocorreu um dia após o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciar a operação militar chamada “Lança do Sul”, com o objetivo de combater “narcoterroristas” na região. Os EUA têm intensificado a presença de navios e aviões de guerra perto da costa venezuelana, em um movimento que o governo de Nicolás Maduro considera preparatório para uma eventual invasão.
Com informações do Portal O Sul.








