Massa de ar frio vai derrubar temperaturas no Centro-Sul do Brasil em pleno novembro

Uma nova massa de ar frio mais forte e abrangente deve avançar pelo Centro-Sul do Brasil nos próximos dias, impulsionada por um ciclone extratropical que se formará entre sexta e sábado sobre o Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno terá trajetória continental, avançando pelo interior da América do Sul — um comportamento pouco comum para esta época do ano, quando o padrão costuma ser de massas de ar frio marítimas.

Com a chegada do ar polar, o fim de semana marcará o início de uma sequência de madrugadas frias para os padrões de novembro. As temperaturas mínimas devem cair para 6ºC a 10ºC em cidades do Sul gaúcho e da Campanha, enquanto nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense podem ficar ao redor ou abaixo de 5ºC. Em Porto Alegre, as marcas devem variar entre 12ºC e 13ºC, com possibilidade de geada fraca e isolada nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente na madrugada de terça-feira.

Mesmo com menor intensidade, a massa de ar frio deve atingir parte do Sudeste, trazendo mínimas entre 12ºC e 13ºC em São Paulo no início da semana que vem. Embora o frio em novembro não seja inédito, episódios como esse são pouco frequentes e costumam durar pouco tempo. Em 2022, um evento semelhante chegou a provocar neve e chuva congelada em São Joaquim (SC), com temperatura de -0,4ºC no Morro da Igreja, o registro mais tardio de neve já documentado no Brasil.

Dom Vital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo