O socialista Zohran Mamdani fez história ao ser eleito prefeito de Nova York. Nascido em Uganda e filho de indianos, ele é o primeiro prefeito muçulmano e africano da cidade, além do mais jovem a ocupar o cargo desde 1892.
Com um discurso progressista e voltado à classe trabalhadora, Mamdani derrotou o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa, em uma vitória que simboliza o avanço da ala mais à esquerda do Partido Democrata.
Inspirado em nomes como Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez, ele defende políticas socialistas como transporte público gratuito, creches universais e aumento de impostos sobre milionários para financiar programas sociais.
A vitória de Mamdani desafia o establishment democrata tradicional e sinaliza uma guinada política na maior cidade dos Estados Unidos. No entanto, ele enfrentará resistência interna — a governadora de Nova York, Kathy Hochul, já se declarou contra o aumento de tributos — e precisará negociar com o poderoso setor empresarial nova-iorquino.
Crítico da elite corporativa e de Israel durante a guerra em Gaza, Mamdani atraiu atenção internacional ao prometer prender o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu caso ele entre em Nova York.
Ao assumir o cargo em janeiro, o novo prefeito socialista terá a chance de transformar sua retórica em resultados concretos — e provar se sua visão de uma cidade mais igualitária é viável dentro das limitações políticas e econômicas dos Estados Unidos.
*Com informações da BBC.








