A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quarta-feira, 12 de novembro, a 180ª edição da Operação Desmanche no município de Caseiros, resultando na apreensão de aproximadamente 20 toneladas de sucatas automotivas.
Durante a ação, também foram recolhidos um veículo com sinais de identificação adulterados e dois motores corrompidos. A operação mobilizou 36 servidores das forças de segurança do Estado, incluindo equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e DetranRS.
Ao todo, três estabelecimentos foram fiscalizados pela força-tarefa. Eles foram autuados pelo DetranRS e deverão responder administrativamente pelo recolhimento das peças e carcaças encontradas em situação irregular. O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) lavrou um termo circunstanciado por falta de licença ambiental, enquanto o CBM emitiu duas notificações. Além disso, foram registrados dois boletins de ocorrência por poluição ambiental.
Sobre a Operação Desmanche
Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma iniciativa permanente da SSP para reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita, contribuindo para a redução de crimes relacionados a veículos no Rio Grande do Sul.
A SSP reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site Denúncia Digital 181, com sigilo garantido.
📷 Foto: Pablo Cardoso / SSP-RS








