PCH Saltinho em Ipê recebe Licença de Operação e se consolida no RS

Empreendimento de R$ 230 milhões está entre as maiores Pequenas Centrais Hidrelétricas do país, fortalecendo a matriz energética renovável do estado

O governo do Rio Grande do Sul entregou, no sábado, 29 de novembro, a Licença de Operação (LO) que autoriza o funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Saltinho. Localizada entre Ipê e Muitos Capões, nos Campos de Cima da Serra, a usina representa um investimento aproximado de R$ 230 milhões e está instalada no Rio Ituim, na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O ato oficial, realizado nas instalações da usina, reuniu autoridades e representantes da empresa Saltinho Energia S.A.

Com potência de 27,27 MW, a PCH Saltinho integra o conjunto de mais de 50 PCHs que, juntas, superam 700 MW de potência instalada no estado. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que o empreendimento consolida a importância das PCHs na matriz renovável, que representa cerca de 6% da capacidade elétrica estadual, e fortalece o desenvolvimento regional.

A usina, que possui reservatório de 41,67 hectares e altura de barragem de 15 metros, entra em fase operacional após cumprir todas as etapas técnicas e ambientais, incluindo o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima). O presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, ressaltou que a entrega da licença simboliza o “rigor técnico e a eficiência do licenciamento ambiental”, com o empreendimento condicionado ao cumprimento de 15 programas ambientais, como o de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório.

Sair da versão mobile