Investigação apura fraude esportiva, falsidade ideológica e associação criminosa em clube que disputa a Copa FGF e a Terceirona Gaúcha.
A Polícia Civil deflagrou neste domingo, 16 de novembro, a Operação Cartão Vermelho, conduzida pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro de Organizações Criminosas (DRLD-OC). A ação visa desarticular um esquema de manipulação de resultados envolvendo dirigentes, treinadores e atletas de um clube que disputa a Copa FGF e a Terceirona Gaúcha. Os crimes apurados são fraude esportiva, falsidade ideológica, falsa identidade e associação criminosa.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Estádio Municipal de São Gabriel e em residências de investigados. Além disso, foram aplicadas três medidas cautelares diversas da prisão a dirigentes, atletas e ao treinador de goleiros. Segundo o delegado Max Otto Ritter, a investigação começou após denúncias da Federação Gaúcha de Futebol e canais de inteligência da Polícia Civil.
O foco da apuração é o jogo entre São Gabriel e Internacional sub-20, em Alvorada, que terminou em 7 a 0 para o Colorado. Antes da partida, havia denúncia de manipulação no placar do segundo tempo. A Polícia também investiga o uso de três jogadores inativos no BID da CBF com identidade de atletas ativos no jogo contra o Juventude, em 1º de outubro. Os investigadores veem fortes sinais de que o clube estaria sendo usado por grupos criminosos, sendo que parte dos envolvidos já era monitorada por práticas semelhantes em outros estados.







