Polícia Civil deflagra Operação Nêmesis e prende nove em Santo Ângelo

Ação visa combater o grupo responsável por um homicídio consumado e três tentativas, motivados por disputa entre facções criminosas.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santo Ângelo, deflagrou a Operação Nêmesis na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro. O objetivo da ofensiva é cumprir 11 mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão. Até o momento, nove prisões foram realizadas. Os mandados estão relacionados a um homicídio consumado e três tentativas de homicídio que ocorreram no bairro Harmonia, em Santo Ângelo, no dia 14 de outubro de 2024.
Os crimes foram cometidos no contexto de disputa entre grupos rivais, com o uso de armas de grosso calibre e veículos adulterados. Na noite dos fatos, criminosos fortemente armados em dois veículos efetuaram diversos disparos na rua Miguel Couto, resultando na morte de um homem e na tentativa de homicídio de dois jovens. Em seguida, o grupo disparou contra a moradora de uma segunda casa, que sobreviveu. Os dois veículos utilizados no ataque foram apreendidos dias após os eventos.
A investigação utilizou análise de imagens, de aparelhos telefônicos e exames periciais para identificar executores e os demais envolvidos na logística. A operação também cumpriu ordens judiciais contra lideranças da organização criminosa recolhidas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). A ação contou com a participação de policiais civis da 13ª Região Policial, da Delegacia de Polícia de Charqueadas e da Polícia Penal.





