Polícia Civil deflagra Operação Quadrum e cumpre ordens judiciais em Canoas, Porto Alegre e Imbé

Ação teve como foco o combate ao tráfico de drogas, à associação criminosa e à prática de usura
A Polícia Civil deflagrou na manhã de terça-feira, 25 de novembro, a Operação Quadrum, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas. A ação contou com o apoio de diversas Delegacias do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
O objetivo foi cumprir cerca de 15 medidas judiciais, resultando na apreensão de uma arma de fogo, entorpecentes e outros materiais relacionados à prática de crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e usura. Aproximadamente 90 policiais civis participaram da operação, com ações realizadas nos municípios de Canoas, Porto Alegre e Imbé.
Segundo o delegado Gustavo Bermudes, responsável pela investigação, o trabalho teve duração de um ano e quatro meses e teve início a partir de uma denúncia anônima, que apontava a existência de um esquema de tráfico de drogas em Canoas.
“Foi apurado que o grupo comercializava cocaína nas modalidades de tele-entrega e venda direta, na esquina da residência de dois dos suspeitos. Também identificamos a negociação de insumos químicos utilizados na mistura da droga, visando aumentar a lucratividade”, explicou o delegado Bermudes.
Ele destacou ainda que o enfrentamento ao narcotráfico é uma atividade permanente da especializada, especialmente no contexto de criminalidade organizada. Segundo o delegado, os alvos da operação estão ligados a uma organização criminosa com origem no Vale dos Sinos.
O delegado Cristiano Reschke, diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), ressaltou a atuação contínua das forças policiais no combate ao crime organizado, com foco no estrangulamento financeiro dos grupos criminosos que atuam na região metropolitana.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul reafirmou seu compromisso com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e o enfrentamento de facções envolvidas em crimes violentos e econômicos no estado.







