Polícia Civil deflagra Operação Venatorius contra comércio ilegal de armas e crimes ambientais no RS

Na manhã de quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, coordenada pelo delegado André Lobo Anicet, deflagrou a Operação Venatorius para combater o comércio ilegal de armas de fogo e munições, além de crimes contra a fauna silvestre.

A ação resultou, até o momento, na prisão de três pessoas e na apreensão de armas, munições, rádios comunicadores e celulares. A operação teve apoio de diversas delegacias da Polícia Civil e da Brigada Militar, por meio do 26º BPM e do CRPO Litoral, com o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cachoeirinha, Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Gravataí, Caraá, Sapucaia do Sul, Osório, Alvorada, Charqueadas, Portão e São Leopoldo.

Participaram da ofensiva 84 policiais civis e 12 militares, distribuídos em cerca de 30 viaturas.

As investigações tiveram início a partir de informações da Rede de Proteção Ambiental e Animais (REPRAAS), que apontavam o uso de um grupo de WhatsApp chamado “Caça e Pesca RS Brasil” para comercialização de armas, munições e animais silvestres.

De acordo com o delegado Anicet, a operação demonstra o comprometimento das forças de segurança no combate ao comércio ilegal de armamentos e à exploração irregular da fauna, reforçando a importância da integração entre órgãos de investigação e proteção ambiental.

Promedseg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo