Polícia Civil desarticula quadrilha de crimes cibernéticos em operação nacional Medici Umbra IV

Ação conjunta prende três suspeitos e mira líder e “insider” que vazavam dados bancários para fraudes eletrônicas

Na manhã de terça-feira, 4 de novembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DRCPE/Dercc), deflagrou a Operação Medici Umbra IV – CEO e Insider, com o objetivo de desarticular a estrutura de comando e os fornecedores de dados de uma organização criminosa de alcance nacional, envolvida em invasões de sistemas informáticos, estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro.

A ação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão e ordens de bloqueio de contas bancárias e criptoativos nos estados de São Paulo (Barueri e Franca) e no Distrito Federal (Brasília), com o apoio operacional das Polícias Civis de São Paulo e do Distrito Federal. Ao todo, três pessoas foram presas.

Esta é a quarta fase da Operação Medici Umbra, iniciada após uma série de fraudes eletrônicas contra médicos no Rio Grande do Sul. Nas fases anteriores, mais de 15 suspeitos foram presos, entre executores e programadores. A análise dos materiais apreendidos permitiu à polícia escalar a hierarquia da organização e identificar o líder e financiador (o “CEO”), além de um “Insider” infiltrado em uma empresa de tecnologia que fornecia dados bancários sigilosos para o grupo.

O nome “Medici Umbra IV – CEO e Insider” faz referência aos principais alvos desta fase: o mandante que estruturava o esquema criminoso como uma empresa e o funcionário infiel que vazava informações internas de instituições financeiras.

Durante a operação, foram bloqueados ativos e criptoativos com o objetivo de descapitalizar o grupo e coletar novas provas que possibilitem a total desarticulação da quadrilha.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso em investigar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos, do executor ao mandante, fortalecendo o combate ao crime cibernético e à lavagem de dinheiro.

Mi Delicias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo