Polícia Civil prende grupo que aplicava golpe do falso comprovante
Operação integrada com a Brigada Militar prende quatro pessoas sediadas em Caxias do Sul por golpes virtuais e extorsão contra vítimas de Pelotas

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas (2ª DP), deflagrou nesta quarta-feira, 19 de novembro, uma operação integrada com a Brigada Militar para desarticular um grupo criminoso especializado em golpes virtuais. A ação resultou no cumprimento de quatro prisões preventivas e oito mandados de busca e apreensão. As quatro pessoas presas tinham base operacional em Caxias do Sul e atuavam aplicando o chamado “golpe do falso comprovante de pagamento”, principalmente contra moradores de Pelotas que anunciavam eletrônicos em plataformas online.
As investigações da 2ª DP de Pelotas revelaram que o grupo operava de forma estruturada: simulavam transferências bancárias, enviavam comprovantes falsificados e recolhiam os produtos das vítimas usando motoristas de aplicativo de boa-fé. O esquema incluía, ainda, táticas de extorsão; caso a vítima percebesse a fraude e se recusasse a entregar o bem, os criminosos a ameaçavam de morte com mensagens intimidatórias e fotos de armamentos, resultando em cinco ocorrências de extorsão registradas.
Além das prisões em Caxias do Sul, com apoio da DRACO local, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Pelotas, São Leopoldo e em Balneário Camboriú (SC), esta última com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina. O Delegado César Nogueira explicou que um dos criminosos chegou a se passar por policial civil para dar credibilidade e forçar as negociações. Foram identificadas 12 ocorrências praticadas pelo grupo, sendo oito delas envolvendo vítimas de Pelotas. Diversos aparelhos eletrônicos, documentos e materiais de interesse investigativo foram apreendidos.







