Polícia Federal deflagra operação contra câmbio paralelo e evasão de divisas ligados à importação clandestina de mel

Ação cumpre mandados de busca e bloqueia mais de R$ 22 milhões em esquema de contrabando entre Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, a Operação Iratim III, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na importação clandestina de mel e derivados. A ação ocorreu em Santana do Livramento (RS) e cumpriu seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 22ª Vara Federal da Seção Judiciária de Porto Alegre.

A investigação é uma continuidade das Operações Iratim I e II, que já haviam identificado remessas ilegais de valores ao exterior para alimentar o contrabando de produtos apícolas, como geleia real, pólen e subprodutos do mel, por meio da fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

De acordo com a PF, o grupo utilizava um complexo esquema financeiro e empresarial para dar aparência lícita à entrada das mercadorias no país. O produto ilegal tinha como destino final o mercado de exportação.

As apurações revelaram que os investigados e suas empresas movimentaram mais de R$ 22 milhões em cinco anos, por meio de transações suspeitas e evasão de divisas.

A operação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Federal, integrando o esforço nacional de combate ao câmbio paralelo e à lavagem de dinheiro.

Lab Veranense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo