Polícia Federal deflagra Operação Coringa contra o tráfico de drogas em Novo Hamburgo e São Leopoldo

Ação da FICCO/RS é desdobramento de prisão em flagrante ocorrida em março e mira grupo ligado a organização criminosa no Vale dos Sinos

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/RS) deflagrou na manhã de terça-feira, 25 de novembro, a Operação Coringa, com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas na região do Vale dos Sinos.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os materiais recolhidos serão analisados pela Polícia Federal, e os elementos de prova obtidos irão subsidiar o andamento das investigações e eventuais responsabilizações penais dos envolvidos.

A operação é um desdobramento de investigação iniciada em março de 2025, após a prisão em flagrante de um casal em Novo Hamburgo pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, os suspeitos foram detidos transportando cocaína.

No decorrer das apurações, a Polícia Federal identificou conexões entre o homem preso e uma organização criminosa com atuação consolidada no Vale dos Sinos. O investigado, segundo a PF, atuava como entregador para membros do grupo.

A FICCO/RS é composta por integrantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal do RS (SUSEPE). A força-tarefa faz parte do Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e atua na repressão qualificada a organizações criminosas e na redução da violência no estado.

As investigações seguem em andamento sob responsabilidade da Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile