Tema foi divulgado neste domingo e exige dos candidatos reflexão sobre desafios e perspectivas da população idosa
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada na tarde deste domingo, 9 de novembro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio da rede social X.
Além da redação, os candidatos realizam neste primeiro dia de provas as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. O exame teve início às 13h30 e segue até 19h (horário de Brasília).
A proposta de redação segue o padrão dissertativo-argumentativo, exigindo dos participantes uma reflexão crítica sobre aspectos sociais, culturais e políticos relacionados ao envelhecimento da população. Também é obrigatória a apresentação de uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
A Agência Brasil já havia publicado reportagens ao longo do ano abordando o envelhecimento em diferentes contextos, incluindo histórias de profissionais idosos ainda em atividade, além de discussões sobre o etarismo e a importância de políticas públicas inclusivas para a população idosa, como no caso da comunidade LGBTQIA+.
A correção das redações será realizada por dois avaliadores independentes, com base em cinco competências, podendo a nota final chegar a 1000 pontos. Textos que desrespeitarem os direitos humanos ou fugirem ao tema proposto receberão nota zero.








