Risco de chuva orográfica de até 200 mm ameaça RS e SC, alerta Metsul
Acúmulos excessivos são esperados no Litoral Norte gaúcho e Sul catarinense, com alerta para inundações e deslizamentos

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o elevado risco de chuva excessiva de natureza orográfica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina nas próximas horas. Os acumulados de precipitação podem variar de 100 mm a 200 mm entre esta sexta-feira e sábado, superando a média histórica mensal em pouco tempo. Essa chuva volumosa estará associada à circulação de um ciclone extratropical que avança de terra para o mar aberto na região.
Os volumes mais altos de chuva orográfica devem se concentrar em áreas junto à Serra do Mar, nas cadeias de morros e encostas. No Rio Grande do Sul, isso inclui municípios como Morrinhos do Sul, Maquiné, Caraá, Terra de Areia, Três Forquilhas e Dom Pedro de Alcântara. O fenômeno ocorre quando ventos úmidos vindos do oceano encontram a barreira física do relevo da Serra do Mar, ascendendo na atmosfera, condensando o vapor d’água e gerando a precipitação.
O alerta é para o risco de alagamentos e inundações repentinas, com perigo de transbordamento de cursos d’água menores e isolamento de comunidades. Há também risco geológico de deslizamentos, especialmente porque a região já registrou um evento de chuva orográfica excessiva, com quase 200 mm, no fim de outubro.







