Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia após 20 anos de esquerda

Novo mandatário e o vice Edmand Lara assumiram os cargos no sábado, em cerimônia com críticas à gestão anterior e desafios econômicos.

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara tomaram posse neste sábado, 8 de novembro, como presidente e vice-presidente da Bolívia, respectivamente, encerrando um ciclo de quase 20 anos de governos de esquerda no país. O vice-presidente Lara, um ex-policial conhecido por seu discurso anticorrupção e estrela do TikTok, também atuará como presidente da Assembleia Legislativa e foi o primeiro a chegar à Plaza Murillo, vestindo traje de gala da Polícia Boliviana.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades internacionais, incluindo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, os presidentes Javier Milei (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Daniel Noboa (Equador), Santiago Peña (Paraguai) e Yamandú Orsi (Uruguai), além de representantes dos Estados Unidos e da Comissão Europeia. Entre os ex-presidentes bolivianos presentes, estava Jeanine Áñez, que foi liberada da prisão nesta semana.

Em seu discurso inaugural, Paz Pereira, que caminhou para a Assembleia vestido de traje preto, criticou o governo anterior, afirmando que recebia um país “devastado” e com a “pior crise das últimas quatro décadas”. Ele mencionou uma economia “quebrada”, as “reservas internacionais mais baixas em 30 anos”, além de inflação, escassez e um “monstro burocrático” paralisado. O novo presidente também agradeceu à Pachamama (Mãe Terra) pela chuva que cobriu a região durante o ato.

Verauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo