Temporais com ventos e granizo causam estragos na Argentina

Uma frente fria que avança pelo Centro da Argentina provocou temporais severos localizados no país vizinho, com registros de vento e granizo que causaram danos em diversas localidades desde a noite de ontem. Um dos locais mais atingidos foi Urdampilleta, na província de Buenos Aires, onde a chuva intensa, ventos muito fortes e queda de granizo resultaram em destruição e cortes de energia na noite de segunda-feira, 3 de novembro. De acordo com a emissora TN, o vento derrubou árvores, antenas e postes de energia, além de arrancar o telhado de ao menos 40 casas.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina havia emitido um alerta para nível laranja, prevendo chuva intensa, granizo e ventos destrutivos. As tempestades começaram a se formar por volta das 19h (horário local) e se intensificaram rapidamente. Além de Urdampilleta, houve registro de queda de granizo de grandes dimensões em Huanguelén e transtornos em General Acha e Daireaux. Apesar da gravidade dos estragos, o rascunho da notícia informa que não há registro de vítimas ou feridos no país.

A mesma frente fria alcança o Rio Grande do Sul, mas deve chegar com muito menor força. O tempo pode mudar com chuva no extremo Sul gaúcho (área do Chuí) entre o final desta terça e as primeiras horas da quarta-feira. No decorrer da quarta-feira, 5 de novembro, o sol aparece com nuvens, mas pode chover de forma localizada no Leste do estado. O risco de tempo severo é baixo no Rio Grande do Sul, e a temperatura não terá um declínio acentuado, apenas uma diminuição nas máximas em relação à terça-feira, que será quente.

Com informações da Metsul.

Sair da versão mobile