Tornado que atingiu o Paraná é elevado a categoria F4 com ventos de até 418 km/h

Nova avaliação do Simepar reclassifica o fenômeno que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava em novembro.

O laudo técnico divulgado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) nesta quarta-feira, 26 de novembro, elevou para a categoria F4 a classificação dos ventos do tornado que atingiu a região em 7 de novembro. Essa reavaliação se aplica às cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, onde a velocidade dos ventos foi estimada entre 332 km/h e 418 km/h na escala Fujita. Inicialmente, o Simepar havia estimado a força do tornado nas categorias F2 e depois F3.

O relatório concluiu o detalhamento da trajetória e a classificação dos três tornados que atingiram 11 municípios do Paraná, incluindo Quedas do Iguaçu, Turvo e Laranjeiras do Sul. Enquanto os ventos em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava foram classificados como F4, o município de Turvo teve a velocidade do vento mantida na categoria F2, com estimativas entre 180 km/h e 253 km/h.

Os impactos do fenômeno foram devastadores, resultando na destruição de cerca de 90% da estrutura de Rio Bonito do Iguaçu. Mais de mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, e sete pessoas morreram em decorrência do evento, sendo seis vítimas diretas e um idoso que faleceu por estresse pós-traumático. A escala Fujita, usada para classificar a intensidade dos tornados, vai até o nível F5 (418 km/h a 511 km/h).

Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo