Tornados simultâneos no Sul são inéditos e surpreendem meteorologistas

Seis diferentes tornados atingiram cidades do Paraná e Santa Catarina, em evento sem precedentes no Brasil.

O Sul do Brasil foi atingido por um fenômeno meteorológico inédito na história do país, quando seis diferentes tornados se formaram quase que simultaneamente na última sexta-feira, 8 de novembro. Os tornados, que surgiram a partir das mesmas condições atmosféricas, atingiram ao menos seis cidades: Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. O evento coincide com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explicou à Agência Brasil que não é incomum haver tornados no Sul, mas este foi o mais intenso e abrangente já registrado no Paraná em 32 anos de Simepar. O especialista ressaltou que não há registros de vários eventos desta magnitude e abrangência terem ocorrido no mesmo dia e em curto espaço de tempo. Na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, o tornado foi classificado como categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, causando estragos em cerca de 90% da área urbana.

A forte instabilidade atmosférica que originou os prováveis tornados antecedeu uma frente fria e foi potencializada por um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul e avançou em direção ao oceano, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora o Inmet alerte que somente estudos posteriores poderão comprovar a ocorrência de múltiplos tornados independentes – devido à dificuldade de registro desses fenômenos de micro a mesoescala –, Jacóbsen reconhece que o aperfeiçoamento tecnológico e a urbanização facilitaram a identificação e o registro de fenômenos simultâneos e de seus danos pela Defesa Civil. Na ocasião, foram registrados ao menos seis óbitos e 432 feridos em decorrência dos fortes ventos.

Sair da versão mobile