Vice-prefeito renuncia ao cargo em Frederico Westphalen

A decisão, inédita na história do Executivo frederiquense, entra em vigor na segunda-feira, 1º de dezembro.

O vice-prefeito de Frederico Westphalen, Chester Francescatto (Progressistas), protocolou o pedido de renúncia irrevogável ao cargo, conforme carta enviada na sexta-feira, 28 de novembro, ao prefeito Orlando Girardi e à presidente da Câmara de Vereadores, Marizete Frozzi. A decisão, assinada com a data de quinta-feira, 27 de novembro, será efetivada a partir de segunda-feira, 1º de dezembro. Em seu comunicado, Francescatto citou “pensamentos divergentes sobre a maneira de administrar” em relação ao prefeito Girardi, mas expressou o desejo de sucesso para a gestão.

Chester Francescatto foi eleito vice-prefeito em 2024, na chapa que obteve 10.346 votos, correspondendo a 51,98% do total. O Progressistas, partido de ambos, manifestou em nota oficial seu respeito a Francescatto, mas afirmou que não concorda com a decisão. A sigla convocou uma reunião com a Executiva Municipal e o prefeito para reafirmar a importância da “unidade administrativa e do alinhamento de gestão” para a continuidade do projeto de governo.

Segundo o historiador Wilson Aleixo Ferigollo, o pedido de Francescatto marca a primeira renúncia na história dos 70 anos do Poder Executivo de Frederico Westphalen. Tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores comunicaram que se manifestarão oficialmente sobre o ocorrido no início da semana, dia em que o vice-prefeito deixa o cargo.

Sair da versão mobile