Acusado de matar namorada com golpes de espada e carbonizar o corpo será julgado em Porto Alegre nesta quinta-feira

Será levado a júri popular nesta quinta-feira, 11 de dezembro, o homem acusado de matar a namorada e carbonizar o corpo em uma lareira, em Porto Alegre (RS). O julgamento será presidido pela juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo, da 4ª Vara do Júri da Capital, e realizado no plenário dos grandes júris do Foro Central I, a partir das 9h30, com previsão de duração de dois dias.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em 25 de março de 2023, na Estrada das Quirinas, bairro Lomba do Pinheiro, zona leste da capital. A vítima, Laila Vitória Rocha Oliveira, de 20 anos, teria sido golpeada com uma espada e, em seguida, teve o corpo carbonizado em uma lareira.

O acusado, que chegou a ficar foragido após o crime, foi localizado em Viamão e está preso preventivamente na Penitenciária Estadual de Charqueadas. Segundo o MP, o homem não aceitava o término do relacionamento e se opunha à decisão da vítima de retornar ao Pará, onde vivia com a família.

Testemunhas afirmaram que o casal se conheceu pela internet e que a jovem estava em Porto Alegre havia poucas semanas. Ainda conforme relatos, o acusado se apresentava nas redes sociais como “bruxo” e “necromante”.

O réu responde pelos crimes de homicídio qualificado — por meio cruel e uso de fogo, recurso que dificultou a defesa da vítima, e por razões do sexo feminino (feminicídio) — além de posse irregular de munição de arma de fogo de uso permitido.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) acompanhará o julgamento, que integra o esforço da Justiça gaúcha em dar celeridade a casos de grande repercussão e violência de gênero.

Sair da versão mobile