Alerta de mais chuva faz Defesa Civil fechar comportas de barragens em SC

Medida preventiva atinge estruturas em Taió e Ituporanga devido ao risco de novos temporais.

A Defesa Civil de Santa Catarina iniciou o fechamento das comportas das barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió, nesta terça-feira, 30 de dezembro. A decisão foi tomada após a região registrar 30 milímetros de precipitação em apenas 24 horas e diante da previsão de continuidade das chuvas até quarta-feira. Atualmente, o nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul marca 4,5 metros, e a operação das estruturas visa evitar que o curso d’água atinja o nível de inundação, estabelecido em 7 metros.

O fechamento da unidade de Ituporanga será realizado de forma remota, enquanto em Taió os técnicos seguem protocolos operacionais para as sete comportas existentes. A água represada nessas duas barragens tem impacto direto no controle de cheias em diversas cidades do Vale do Itajaí. Segundo o órgão, o monitoramento será contínuo, uma vez que um sistema de baixa pressão na costa ainda favorece o transporte de umidade do oceano para o continente, mantendo o estado de alerta.

A previsão meteorológica indica a ocorrência de novos temporais em todas as regiões catarinenses durante a tarde e a noite da virada de ano. Na segunda-feira, o volume de chuva já havia causado estragos e alagamentos na Grande Florianópolis, reforçando a necessidade de ações preventivas no interior do Estado. A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas oficiais, visto que o solo saturado aumenta o risco de deslizamentos e rápida elevação dos níveis dos rios.

Sair da versão mobile