Aulas para CNH com instrutores autônomos terão preços livres e carga horária reduzida

Nova regra promete reduzir até 70% dos custos para tirar carteira de motorista no RS, mas atuação ainda depende de credenciamento do Detran

As aulas práticas para obtenção da CNH agora podem ser ministradas por instrutores autônomos, com preços definidos livremente, sem a necessidade de seguir uma tabela oficial. A mudança, autorizada pelo novo modelo de habilitação em vigor desde dezembro, também se aplica às autoescolas, que antes praticavam valores tabelados — como os R$ 84 por aula no Rio Grande do Sul.

Além da liberdade para definir os preços, a carga horária mínima foi drasticamente reduzida de 20 para apenas duas horas, cabendo ao aluno decidir se deseja contratar mais aulas com o instrutor autônomo ou em um centro de formação de condutores (CFC). Segundo o Detran/RS, essa flexibilização pode reduzir em mais de 70% os custos do processo de habilitação no estado.

Embora a nova regra já esteja valendo, os instrutores autônomos ainda aguardam a abertura oficial do credenciamento no Rio Grande do Sul, prevista para o primeiro trimestre de 2026. Para atuar, é necessário ter pelo menos 21 anos, ensino médio completo, CNH há dois anos e nenhuma infração gravíssima recente, além de realizar um curso gratuito disponível no site da Senatran. Até o momento, 86 mil pessoas já se inscreveram no curso de formação para atuar nesse novo modelo.

Sair da versão mobile