A partir de quinta-feira, 2 de janeiro, pacientes atendidos na emergência poderão retirar os medicamentos imediatamente após a consulta
Qualificar os espaços de saúde é um dos compromissos da Administração Municipal de Bento Gonçalves. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou o fluxo de dispensação de medicamentos na UPA Botafogo. A partir de quinta-feira, 2 de janeiro, a farmácia da unidade passa a funcionar 24 horas por dia.
A medida atende a uma demanda antiga da população e garante que, após o atendimento médico, os pacientes já possam retirar imediatamente os medicamentos prescritos, sem a necessidade de retornar em outro dia. Para viabilizar a ampliação do serviço, novos profissionais aprovados em concurso público foram nomeados e uma sala específica foi estruturada dentro da unidade de saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Piuco, a iniciativa amplia e qualifica o atendimento à comunidade. “O paciente, ao ser atendido, já sai com o medicamento em mãos, sem precisar voltar no dia seguinte. Isso representa mais facilidade e mais qualidade no tratamento em saúde”, destacou.
A farmácia da UPA Botafogo atende exclusivamente os pacientes da emergência. Já os medicamentos de uso contínuo continuam sendo retirados nas farmácias dos bairros Eucaliptos, São Roque, Zona Sul e Central.
Para o prefeito Diogo Siqueira, que visitou a farmácia na segunda-feira, 22 de dezembro, a novidade representa um avanço importante. “É uma excelente notícia para o cidadão. Trata-se de uma demanda antiga da população. Agora, quem procura atendimento durante a madrugada, seja com crianças ou idosos, já sai com o medicamento de forma mais ágil e humanizada, sempre mantendo nossas farmácias abastecidas e sem falta de medicamentos para a população”, ressaltou.








