Bolsonaro deve receber alta nesta quinta e retornar à cela da PF em Brasília

Ex-presidente passou por cirurgias e segue tratamento para soluços e problemas gástricos
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve receber alta médica na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro, e retornar à cela da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos de prisão no processo da trama golpista. A informação foi confirmada pelos médicos que o acompanham no Hospital DF Star, onde ele está internado desde o dia 24 de dezembro.
Segundo o cardiologista Brasil Caiado, a alta está prevista “salvo alguma intercorrência”. Ele explicou que Bolsonaro passará por avaliação de rotina antes da liberação. O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal e, ao longo da internação, também realizou procedimentos para tratar uma crise de soluços persistente, além de uma endoscopia digestiva que apontou esofagite e gastrite.
O cirurgião Claudio Birolini detalhou que foram realizadas três cirurgias de bloqueio do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma, mas as crises de soluço persistem por causa de um estímulo neurológico central. O tratamento agora seguirá com medicação e terapias complementares.
A equipe médica informou ainda que Bolsonaro solicitou o uso de antidepressivos, devido ao abatimento emocional causado pelas crises de soluços e pelo isolamento. Ele também iniciou o tratamento da apneia obstrutiva do sono, utilizando máscara de CPAP — equipamento que será levado para uso contínuo na cela.
De acordo com os médicos, o ex-presidente tem se mostrado mais disciplinado com a alimentação e cuidados diários. Sua cela na PF, reformada recentemente, possui 12 metros quadrados, com cama, armário, televisão, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.
📍 Fonte: Agência Brasil – Reportagem de Pedro Rafael Vilela






