Bolsonaro oficializa Flávio como pré-candidato à Presidência em carta manuscrita; leia a carta na íntegra

Impedido de usar celular no hospital, ex-presidente recorre a papel e caneta para transferir liderança política ao filho

Na manhã de quinta-feira, 25 de dezembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro oficializou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o nome da família para a disputa presidencial de 2026. A mensagem foi transmitida por meio de uma carta manuscrita, redigida na Superintendência da Polícia Federal — onde Bolsonaro cumpre prisão desde novembro — e lida publicamente por Flávio em frente ao hospital DF Star, em Brasília, momentos antes de o ex-presidente passar por uma cirurgia.

A estratégia do manuscrito foi adotada após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, proibir o uso de aparelhos celulares no quarto do hospital. No texto, Bolsonaro descreve a escolha como uma “decisão consciente” para preservar a representação de seus eleitores e afirma que entrega ao filho a missão de “resgatar o Brasil”. O vereador Carlos Bolsonaro também esteve presente na leitura, reforçando a união familiar em torno da pré-candidatura do irmão mais velho.

Aliados próximos sugeriram o uso de cartas para que o ex-presidente mantenha contato com a base de apoio durante o período de detenção. No documento, datado de 23 de dezembro, Bolsonaro evita detalhes sobre seu estado de saúde, limitando-se a mencionar que tem enfrentado “duras batalhas” e pago um preço alto por suas crenças. A divulgação marca o primeiro posicionamento político oficial do ex-presidente desde que foi preso, estabelecendo a continuidade de seu legado através de Flávio.

Leia a carta na íntegra

Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.”

Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.”

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.”

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro.”

Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.”

Brasília, 25 de dezembro de 2025.”

Jair Messias Bolsonaro.”

Triunfante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo