Brigada Militar realiza operação contra rinha de galos em Fontoura Xavier

Ação do Batalhão Ambiental resulta na apreensão de estrutura usada para prática ilegal e na destruição de arena artesanal

Na quarta-feira, 10 de dezembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou uma operação de fiscalização em Fontoura Xavier para combater a prática ilegal de rinha de galos. A ação foi desencadeada a partir de denúncias anônimas que apontavam a existência de locais onde o crime estaria sendo praticado no interior do município.

Durante a vistoria, os policiais encontraram um galpão de madeira com estrutura típica de rinha, incluindo um rinhador — arena artesanal usada para as disputas — e arquibancadas improvisadas. Também foram localizadas diversas gaiolas de madeira, indicando que o local era utilizado para acomodar os animais durante os eventos clandestinos.

No momento da fiscalização, não havia galos no local. O proprietário do imóvel relatou que o espaço havia sido utilizado anteriormente pelo filho para realização de rinhas.

Diante dos fatos, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial, e a equipe do BABM procedeu com a destruição da arena, como medida preventiva para impedir a reincidência da prática criminosa.

A Brigada Militar reforça que a rinha de galos é crime previsto na legislação ambiental brasileira, sujeito a sanções penais e administrativas, e que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 190 ou junto aos canais oficiais da Polícia Ambiental.

Sair da versão mobile